segunda-feira, 4 de outubro de 2010

CONSORCIAÇÃO E ALELOPATIA

CONSORCIAÇÃO E ALELOPATIA ENTRE PLANTAS


A consorciação na horticultura é vantajosa, desde se use plantas que se beneficiem mutuamente, ou seja, que se escolha plantas companheiras. Quando se utiliza plantas que se hostilizam, uma aprejudica o desenvolvimento da outra, ou seja, ocorre alelopatia entre elas.

Cebola e alho não podem ser plantados junto com feijão e ervilha e nem um após o outro. Funcho se hostiliza com quase todas as hortaliças, e nehuma deseja crescer onde ele estava. Tomate não vai bem perto de outras solanáceas, como batata, fumo , pimenta. Girassol e batata não se suportam. Ela não vai onde havia girassol. Aspargo odeia alho e cebola.

Combinam a ervilha, o alface, rabanete e cenoura; tomate, salsa e aspargo; aipo e couve-flor; repolho, alface com beterraba; melancia e mandioca; beterraba, tomate, endro , alecrim com repolho.

Para se descobrir se plantas combinam, e qual poderá ser plantada onde estava outra, coloca-se num prato areia lavada e num outro a terra obtida ao se sacudir as raízes da cultura anterior. Semeia-se nestes 2 pratos a cultura que se deseja plantar a seguir (50 a100 sementes). Se as do prato de areia nascerem antes e melhor, é porque essas duas culturas não combinam.

Em consórcios de agrofloresta e outros, os cuidados devem ser os mesmos, tanto para as culturas perenes quanto para as culturas iniciais, de vida curta.

Milho e leguminosas nas entrelinhas, como feijão-de-porco (para adubação verde) ou outros feijões,, se beneficiam. Milho e mucuna preta; arroz com calopgônio; café com feijão de porco . Goiabeiras em meio as larajeiras. Cafeerios, cacaueiros e laranjeiras com seringueiras (3 serigueiras p/ha das outras culturas); pimenta-do-reino, seringueiras, cacaueiros, coqueiros com maracujá, são todas plantas companheiras. Abacaxi e mandioca são excelentes para iniciar recuperação de solo e criação de árvores.

Para ir mais fundo : “Agricultura sustentável” de Ana Primavesi

Nenhum comentário: