segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Dia dos Animais: manifesto no RS lembrou que não há o que comemorar

Fotos: RSantini

dia dos animais

por Marcio de Almeida Bueno

Relativo ao Dia dos Animais, 4 de outubro, o grupo Projeto ProAnimal, de São Leopoldo, RS, organizou na manhã deste sábado, dia 2, uma manifestação na principal rua da cidade, com presença de ativistas da Vanguarda Abolicionista, de Porto Alegre.

dia dos animais

A partir das 10h, foram erguidos banners denunciando a exploração animal, com exibição de vídeos como ‘Terráqueos’ e distribuição de material impresso, em ponto estratégico localizado na calçada da rua Independência, entre as lojas Magazine Luiza e Colombo – que apoiaram o evento cedendo energia elétrica e mesa.

dia dos animais

O fluxo de público era intenso, e muita gente se interessou pela ação de denunciar a escravidão animal e promover o vegetarianismo.

dia dos animais

Aproveitando o trânsito de pedestres, houve recolhimento de assinaturas contra a importação de girafas para o Zoológico de Sapucaia - cidade vizinha a São Leopoldo – em substituição à girafa Dorotéia, recenemtne falecida. Mais informações sobre esta campanha no site www.lugardebicho.com.

dia dos animais

A Imprensa local fez cobertura da atividade, e populares de todas as idades foram prestigiar e escutar as propostas dos ativistas. Mesmo a chuva não interrompeu o manifesto, que seguiu até as 13h.

dia dos animais

Quase na hora do encerramento, os defensores dos direitos animais foram surpreendidos por uma passeata de carroças, promovida por candidatos às eleições do domingo. Adesivos estavam colados até no corpo dos cavalos, incluindo crina e rosto.

dia dos animais

A data teve ainda um almoço de confraternização dos grupos ProAnimal e VAL em um restaurante vegetariano da cidade, que possuía opções veganas.

dia dos animais 2010

Nenhum comentário: