terça-feira, 30 de março de 2010

Créditos de Carbono

Escrito por: Juliana Placidi
A busca incansável dos países desenvolvidos em encontrar Políticas efetivas para Reduzir as Emissões do Desmatamento e Degradação sempre esbarra na falta de projetos qualificados para atender a essa necessidade. Estados Unidos, Japão e a Europa como um todo destacam-se como compradores em potencial de créditos de carbono. Consciente dessa carência, o IBFLORESTAS idealizou o Projeto Carbono Social.



O objetivo deste projeto é viabilizar a comercialização de créditos de carbono voluntários, buscando tornar esse mercado mais acessível a quem quer comprar e vender, além de incentivar o reflorestamento de florestas nativas do Brasil.
Apresentando-se como uma alternativa simples e eficiente, o plantio de árvores em países tropicais e em desenvolvimento como o Brasil, pode contribuir para a ampliação da base de produção do setor florestal e, conseqüentemente, gerar benefícios econômicos, sociais e ambientais para as regiões e/ou países que investem nessas ações.



O Projeto Carbono Social permite a criação de uma rede de financiadores internacionais para projetos de recuperação de matas nativas no Brasil. Para garantir o sucesso do projeto, o IBFLORESTAS participa ativamente de cada projeto de recuperação ambiental elaborando os projetos técnicos, fornecendo as mudas, validando e certificando todo o processo até a geração do crédito.



Devido à grande demanda existente na Alemanha por projetos como esse, Wiliam Aquino, um dos diretores do IBFLORESTAS, estará a partir do dia 23 de Março visitando interessados em financiar projetos no Brasil para adquirir Créditos de Carbono e colaborar com o desenvolvimento sustentável de suas atividades produtivas.

Nenhum comentário: