terça-feira, 13 de abril de 2010

Beleza da mulher e bem estar




Beleza. Prazer para uns, martírio para outros.

Animais são cruelmente torturados com produtos químicos para se estudar efeitos de produtos de beleza e higiene pessoal. Tudo em nome da beleza. Os coelhos acima têm seus olhos feridos com substâncias corrosivas a serem testadas e depois utilizadas em produtos de beleza e colírios. Depois, são sacrificados e seus corpos jogados no lixo, ou incinerados. Que tal você contribuir dando-nos uma lista de empresas que não fazem testes em animais?

Hora de se pensar se tudo isso vale à pena. Primeiramente lembro que a beleza tem sido um fardo pesado demais para a mulher. Ser bela, mais do que um prazer tem significado ser objeto de exploração sexual. Um pecado de mão dupla. Ou seja, o homem valoriza a beleza fisica da mulher e a mulher faz de seu corpo um instrumento para alcançar benefiícios materiais e sentimentais. Que benefícios são estes passíveis de se alcançar quando se vive como um objeto de desejo material?

Senti isso de ser visto como objeto de forma muito chocante quando ainda na década dos anos 80 frequentava um curso onde havia muitas mulheres interessantes que me tratavam muito bem. No entanto, certa noite tive que lá ir dirigindo um Alfa Romeo esportivo da filha de um amigo. Algumas dessas mulheres, ao me verem com esse carro, subitamente passaram a me tratar exponencialmente muito melhor. Senti repugnância. Daí, imagino como deve ser a vida das mulheres que fazem da beleza física instrumento de sobrevivência, coisa que não quero sentir mais em minha pele...

Há a beleza física e há também a beleza espiritual, a beleza do caráter. Caráter significa a forma como algo se expressa. Uma pessoa tem seu "jeito" e a isso que chamamos, que percebemos ser o "jeito " com que alguém lida com as fontes de prazer e de dor na vida é a nossa percepção de seu caráter. Para saber mais, leia o que José Ângelo Gaiarsa escreve e fala.

O que vem a ser a beleza do caráter? Respondo que é a elegância com que nos defrontamos com as dificuldades da vida, como também de seus tesouros, utilizando-nos do desapego, do amor desinteressado, da não violência - ahimsa - do conhecimento atrelado ao amor, ou seja, da sabedoria. Siddhatta Gotama, o Buda, ensinou a seus discípulos a ajudarem àqueles em dificuldades e a se afastarem tão logo tenham dado sua contribuição.

O que se consegue com o cultivo da beleza física como instrumento e o que se consegue com a beleza do caráter?

Curiosamente o corpo físico responde com beleza física a nossos esforços para embelezarmos nosso caráter. Portanto, se você quer que os coelhinhos da foto não mais sejam torturados com substâncias corrosivas a serem testadas em seus olhos, comece a investir em valores espirituais e consequentemente diminuirá paulatinamente sua necessidade de produtos de beleza para o corpo físico.

Certa vez, em um curso de formação de terapeutas corporais com o acima citado Dr. José Ângelo Gaiarsa, utilizávamos uma câmara de vídeo para nos gravarmos e analisarmos nossas imagens. Em uma dessas experiências ficou demonstrado como os movimentos de um corpo influenciam os movimentos do corpo de uma outra pessoa. Esta experiência me demonstrou que a meditação, a qual vim a conhecer no Templo da Sociedade Budista do Brasil, em Santa Teresa, na cidade do Rio de Janeiro, além dos benefícios do auto-conhecimento, do desenvolvimento de clareza mental, equilíbrio emocional, entre outros, também é capaz de atuar no outro. Ou seja, quando meditamos, estamos também atuando nas pessoas que estão a nosso redor. Tenho motivos para acreditar que a meditação influencia também pessoas com as quais nos relacionamos à distância. Havendo interesse seu, podemos conversar mais sobre isto neste blog. Basta deixar seu comentário abaixo. Na meditação que aprendi neste templo, a chamada Vipassana Bhavana, nos é ensinado a concentrarmos nossa atenção no fluxo de ar que nossa respiração provoca nas narinas, nos movimentos que provoca na parede abdominal. O fato de prestarmos atenção à respiração produz alguns fenômenos claramente observáveis tais como o relaxamento da musculatura esquelética. A continuação do esforço para se manter a atenção na respiração vai produzindo outros fenômenos observáveis e assim vamos desenvolvendo auto-conhecimento, equilíbrio e várias outras observações.  Assim, vai se formando uma postura espiritual cada vez mais bela...(Também podemos falar mais sobre o assunto.)

No entanto, enquanto ainda necessitarmos de sabonetes, shampoos, condicionadores etc, etc, etc, podemos ir procurando aprender a nos utilizar de recursos que minimizam os sofrimentos que temos causado a tantos animais.

A primeira coisa que podemos fazer é passarmos a valorizar as características naturais de nossos corpos. Ou seja, valorizar nossas características raciais tais como a cor da pele, o tipo e cor de cabelo, nosso biotipo. É muito mais simples deixar um cabelo naturalmente bonito do que tentar modificá-lo. O mesmo se dá com a pele. Saber aproveitar a beleza natural de um cabelo castanho, liso ou encaracolado, uma pele branca, negra ou asiática. Nosso biotipo nos mostra quais esportes nos são mais convenientes e a prática esportiva é embelezadora e o item mais importante para a saúde física depois da pratica da meditação que embeleza o espírito, o caráter. Todos nós somos belos em nossa natureza primeva. Valorizá-la torna as coisas muito mais fáceis, bonitas e elegantes.

Há indústrias que não fazem testes em animais e se você conhece alguma, pode publicar aqui ou pode ainda se inscrever nas listas(clique sobre elas) veg-produtos , veg-brasil e Fair∧CrueltyFreeProducts.

Você pode ainda fazer uso de substâncias naturais que pode comprar na quitanda da esquina. Vejamos: Fleur Hupston, citizen journalist, (clique aqui para escrever à ela) publica regularmente em inglês dicas caseiras para embelezamento, algumas das quais traduzo abaixo:


(NaturalNews) Espuma de sabão comercialmente produzida, gel para banhos e loções para o corpo são geralmente produzidas com substâncias químicas sintéticas. No entanto, ervas, flôres e frutos têm sido há muito utilizadas  em tratamentos de beleza para refrescar, amaciar e relaxar sem os efeitos danosos que os produtos químicos podem provocar na pele. Produtos caseiros para o banho são acessíveis, baratos e benéficos para a saúde, como também podem ser presentes maravilhosos para sua amada ou para seu amado. Senão, vejamos.

Receitas para Banho, Loção para o Corpo e Óleos de Massagem (clique aqui para acessar o original em inglês)

Produtos naturais, caseiros para o banho, apresentam uma vida útil no armário menor  do que aqueles produzidos comercialmente devido a não conterem conservantes. Portanto, assegure-se de guardá-los em local fresco e usá-los rapidamente.


Óleo para Massagem de Lavanda e Gerânio




1/4 xícara de lavanda
1/4 xicara de pétalas de gerânio
1 xícara de óleo de damasco

Coloque as pétalas em um recipiente largo e com gargalo. Aqueça o óleo de damasco em uma panela onde você faz molhos em fogo baixo. Então, despeje sobre as pétalas e tape o recipiente. Deixe em local aquecido por duas semanas, sacudindo o recipiente diariamente. Novamente, despeje o óleo em uma panela e gentilmente o aqueça em fogo baixo. Passe o óleo em um coador e despreze as pétalas. Coloque em vidros e tape.

Sachê de Hortelã para o Banho

25cm de musselina (tecido)
1 1/2 xícara de fôlhas de hortelã
tira de tecido a escolher

Corte a musselina em círculos de aproximadamente 10 cm de diâmetro. Coloque duas colheres de sopa de folhas secas de hortelã no centro de cada rodela de tecido e então amarre com uma tira de modo a fazer um sachê.
Assegure-se de que as folhas de hortelã são grandes o suficiente para não sairem pelos poros da musselina. Esfregue o sachê gentilmente para amassar o hortelã de forma a liberar a fragrância, assim que for utilizá-las no banho.

Opino que o hortelã tem ação refrescante na pele, como também a purifica.

Óleo de Calêndula para Pele Seca



1 xícara de pétalas de calêndula
1 xícara de óleo de amêndoa

Esta receita simples é maravilhosa para pele seca se colocada na água do banho e também pode ser utilizada ao massagear as mãos e os pés.

Coloque as pétalas da calêndula em uma jarra de vidro, despeje o óleo de amêndoas sobre as pétalas e tape a jarra. Conserve em um local aquecido por três semanas, sacudindo a jarra diariamente. Aqueça o óleo com as pétalas em uma panela pequena própria para molhos em fogo médio até que as pétalas fiquem crocantes. Passe por coador metálico forrado com musselina ou um tecido limpo, despreza as pétalas, decante em frascos de vidro e tape.

Loção para o Corpo de Flôr de Laranjeira



Uma receita fácil especialmente boa para refrescar a pele queimada pelo sol


2 colheres de sopa de glicerina

1/3 xícara de água de flôr de laranja

Misture a água da flôr da laranjeira e a glicerina em uma cuba pequena, despeje em um vidro pequeno e tape. Sacuda bem antes de usar.

Óleos Essenciais para o Tratamento da Acne

(Natural News)  A acne é um problema da pele que afeta a adultos e adolescentes e estes últimos frequentemente sofrem de acne crônica. Muitos adultos que possam haver pensado que problemas com a pele seja coisa do passado, acabam se percebendo afetados, algumas vezes mesmo na meia idade...e os óleos essenciais podem oferecer alívio.

A escolha dos melhores óleos essenciais para tratar a acne

A pele de cada pessoa reage diferentemente aos óleos essenciais e achar o tratamento mais adequado é um processo de tentativa e erro. Geralmente a pele responde bem aos óleos essenciais da aromaterapia por tratarem e nutrirem as células, como também reduzirem a inflamação, além das propriedades antibacterianas e anti-sépticas.

Os melhores óleos para o tratamento da acne incluem a lavanda, o gerânio, o sândalo, o jasmim, o limão, o patcchouli, a camomila, o óleo de rosa e o eucalipto.


Receita para a acne:

Misture 1/4 de xícara de gel de aloe vera com dez a doze gotas de óleo de gerânio, dez gotas de óleo de lavanda e sete gotas de óleo de capim limão ou de chá. Misture tudo muito bem e aplique nas áreas afetadas duas vezes ao dia após limpar a pele. Não use em volta dos olhos.

Precauções

Ao contrário dos perfumes, os óleos essenciais são substâncias altamente concentradas que devem ser diluídas antes de aplicadas à pele. Ao comprar óleos essenciais é importante ler os rótulos cuidadosamente para saber se estão já diluídos ou não. Compre óleos essenciais puros, orgânicos e evite óleos baratos já que podem ser impuros, adulterados ou destilados com solventes à base de petróleo que podem agravar os problemas de sua pele, ao invés de ajudar.

Óleos adequados para a pele incluem os de amêndoas, semente de damasco, cenoura, abacate, jujuba e avelã. Para diluir, pingue 10 gotas de óleo essencial a 28 gramas (01 onça) de óleo base.

Assegure-se de que sua pele está completamente limpa e seca antes de aplicar óleos.

Consulte um profissional qualificado, preferencialmente um homeopata ou um terapeuta corporal se sua pele está severamente inflamada ou se não melhora após a utilização dos tratamentos caseiros aqui mencionados, assim como se a ingesta constante dos alimentos que recomendo não estiver sendo suficiente para a melhora.

Mais dicas para combater a Acne

Corte o açúcar e alimentos refinados de sua dieta. Açúcar não é alimento e não deveria ser ingerido quando refinado. Eliminar o açúcar é possivelmente a melhor coisa que uma pessoa afetada pela acne pode fazer para se curar. A compulsão para ingerir doces e refrigerantes geralmente desaparece após uma semana de abstenção.


Fontes:


http://www.naturalnews.com/027237_a...

http://naturalmedicine.suite101.com...



Clique aqui para ler artigos em inglês de Fleur Hupston

sobre acne, queda de cabelo em homens e mulheres, como fortalecer as coxas e perder peso de forma natural, desodorantes naturais e caseiros com óleos de essências, proteção natural para juntas ósseas de corredores, tratamentos naturais para úlceras estomacais,  como combater candidíase naturalmente, evite insetos com produtos naturais etc, etc...

 Fiz uma lista de alimentos que percebo terem ação anti-inflamatória na pele, no intestino grosso, no intestino delgado, nos pulmões, nos seios da face (para quem tem sinusite) nas juntas ósseas e na mucosa gástrica. São eles (todos ingeridos com a casca): a maçã vermelha, a berinjela, o jiló, a batata cozida ou assada, o almeirão, a catalona, a couve, o boldo, a carqueja.

Uma outra lista de alimentos, percebo ter ação contra edemas nos mesmos órgãos. São eles o agrião, a rúcula, a cebola, o alho e a pimenta. Portanto, úteis no tratamento da dor de garganta, nas gripes, resfriados, pneumonias, infecções urinárias etc, etc...

Pesquise ainda neste blog o que recomendo para a hipertensão arterial, as doenças do coração etc.

Escreva abaixo, compartilhe suas observações, sua experiência, sua opinião.

Nenhum comentário: