sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Magnésio e Chocolate

A Folha On Line publicou em http://noticias.bol.uol.com.br/ciencia/2009/08/13/ult4729u5077.jhtm uma matéria sobre estudos médicos que apontam o chocolate como agente benéfico que diminui riscos para a vida daqueles que sofreram ataques cardíacos. Clique no título desta matéria que se abre a página da Folha citada.

No capítulo 34, pág 516 do livro Compêndio de UTI, de Paul Marino, publicado pela Artmed, 3ª Edição, o autor afirma que o magnésio é o elemento químico mais abundante no corpo humano após o potássio e que seu controle é geralmente negligenciado nas UTIs e que também é comum encontrarmos níveis aparentemente normais deste elemento nos exames de sangue em pacientes cujo total de magnésio no organismo está abaixo do desejável. Ou seja, seu médico solicita a dosagem do magnésio no seu sangue e o resultado vem dentro da normalidade. Se seu médico desconfiar ou quiser uma avaliação mais acurada, são necessários outros exames, agora de urina, conforme muito bem explicado no livro mencionado.

Tenho visto um número apreciável de pessoas que apresentam resultados laboratoriais de magnésio dentro da faixa de normalidade, porém em níveis próximos ao mínimo aceitável. Ao questioná-las, respondem que comem poucas verduras.
Já notei também que as pessoas “viciadas” em chocolate comem poucas verduras.
O que tem a ver uma coisa com a outra? Ora, o chocolate é feito com cacau, entre outros produtos e este é muito rico justamente em magnésio. Se seu organismo está necessitando de magnésio e você come chocolate, seu cérebro o reconhece e você passa a gostar de chocolate e achocolatados.

Paul Marino observa no texto acima citado que “...o magnésio...serve como co-fator para mais de 300 reações enzimáticas...também regula o movimento do cálcio para dentro das células do músculo liso, dando-lhe um papel fundamental na manutenção da força contrátil cardíaca e do tônus vascular periférico...e continua pouco mais adiante: um pouco mais da metade está localizado no osso...”
A clorofila é a substância que dá a cor verde aos vegetais e tem duas particularidades muito interessantes: 1- a fórmula estrutural da clorofila contém um átomo de magnésio e é muito parecida à da hemoglobina e 2- a principal diferença da clorofila para a hemoglobina é que a primeira contém um átomo de magnésio que na hemoglobina é substituído por um átomo de ferro, o que dá a cor vermelha ao sangue.
Nos rins, o magnésio apresenta outro comportamento importante: evita a perda de cálcio!
Portantos, recomendo que se consumam mais folhas e estas, quanto mais escuras, mais ricas em magnésio, tais como a couve, o agrião, o brócolis, as folhas da couve flor, as folhas externas (mais verdes) do repolho, as folhas da beterraba, as folhas de almeirão, da chicória e da catalona, esta última, muito comum em São Paulo e em regiões de cultura italiana.

Assim, vemos que, além de excelente fonte de fibras, as verduras verde escuras protegem o coração, evitam a perda de cálcio, ajudam a fixar o cálcio no esqueleto, fortalecem os dentes, são melhores do que o chocolate para os pacientes obesos que precisam perder peso. No entanto, o cacau é altamente recomendável e vejo nele propriedades anti-inflamatórias com atuação nos túbulos renais, no tratamento preventivo e curativo da asma e nas coronárias. A seguir, uma receita culinária culinária que desenvolvi e que peço que testem e publiquem aqui neste blog suas conclusões, comentários e crítias. Publiquem o que observaram para que todos possam se beneficiar de suas observações positivas e/ou negativas:


“Bebida Achocolatada”


Descasque um inhame, pique-o e bata-o no liquidificador com água, canela e uma banana madura. Adicione sal moderadamente e leve ao fogo brando. Ao mudar de cor, após ferver, volte com o líquido ao liquidificador e adicione maçã picada com a casca, um pedaço de casca de laranja. Se necessário, adicione açúcar mascavo ao bater e canela em pó a gosto. Sirva quente ou gelado. Querendo fazer sorvete, quando ainda no fogo, adicione gelatina de agar-agar, congele e bata no liquidificador repetidas vezes até chegar ao ponto de sorvete.

Lembre-se de deixar seus comentários aqui.

Nenhum comentário: