domingo, 23 de setembro de 2007

Bolsa de Árvores - resposta auto-sustentável

Tendo em vista os rumos que a humanidade tem tomado e suas consequências tais como violência urbana, guerras, desemprego, o desenvolvimento da tecnologia criando facilidades e destruindo empregos, a destruição de florestas tais como a Amazônica e a Mata Atlântica, venho propor que se iniciem debates para criarmos uma bolsa comercial de árvores certificadas oriundas de florestas criadas em áreas previamente degradadas tais como pastos e campos de cultivo de grãos.
A idéia é tornar acessível à população investir no plantio de árvores de forma comercial e com isso criarmos empregos enquanto desenvolvemos florestas comerciais auto-sustentáveis.
Grato pela atenção,
Lino
projetoplanteumarvore.blig.ig.com.br
Lino Guedes Pires

Como funcionará a bolsa de árvores
A bolsa funcionará tal qual a Bolsa de Valores e também teríamos instituições financeiras tais como agências bancárias, correios, casas lotéricas, sites bancários na internet vendendo certificados de árvores.
Começando a pensar no assunto, cada certificado teria um número que estaria relacionado a características da árvore tais como:
1- Coordenadas GPS do local em que foi ou será plantada.
2- A espécie plantada.
3- Data do plantio.
4- A condição de ser espécie nativa do local.
5- Este certificado pode ser vendido livremente, podendo os governos optarem por serem documentos ao portador ou estarem vinculados ao CPF do portador, coisa que pode ser computada no atos comerciais que poderão ocorrer durante a vida desta árvore.
6- A data em que esta árvore estará licenciada pelo IBAMA ou outro órgão governamental, em caso de bolsa de árvores de outros países que não o Brasil, para ser cortada com fins comerciais.
7- Este certificado estaria sujeito ao pagamento de uma taxa mensal ou anual para as despesas de manutenção da árvore e também estaria sujeito a receber créditos de dividendos que possam estar relacionados à vida da árvore certificada.
8- Este certificado poderia ser simplesmente um número ou código que pode ser adquirido e revendido a qualquer momento.

Por favor, deixem aqui seus comentários, suas sugestões e críticas a este projeto.

Grato pela atenção,

Lino
Lino Guedes Pires
linpires@yahoo.com
algumas fotos em www.gazzag.com/linpires

Estrada da Matriz, 7245 Ilha de Guaratiba
Rio de Janeiro RJ
tel. 0XX 21 9995 9422 – celular
0XX 21 3404 6507 - residência

2 comentários:

Anônimo disse...

Amazônia
As florestas da Amazônia tem sido dizimadas e o governo brasileiro está iniciando a privatização de áreas florestais para exploração auto-sustentada. Já que este processo é inevitável, que sejam criadas empresas de capital aberto para captação de recursos nas bolsas de valores de forma a que todos possam investir na formação de empresas que tenham por princípio serem exemplos a serem copiados de cooperação do homem com a floresta.

Lino Guedes Pires disse...

Ao partir de comentários gerados pelo texto inicial, surge a idéia de se criarem Sociedades Anônimas com ações em bolsa destinadas a explorarem de forma auto-sustentada as áreas da Floresta Amazônica que o governo brasileiro está colocando à disposição. Tais empresas teriam como fundamento serem exemplos de auto-sustentabilidade, rentabilidade e respeito à vida humana, animal, vegetal e ao meio ambiente em geral.
Como é inevitável contato do ser humano com a floresta, que se faça então de forma respeitosa, que seja uma interação do homem com o meio ambiente.