quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Mercado de Ações e A Vida. O que aprendi.




Primeiramente, o quanto antes se aprende, melhor e antes tarde do que nunca.
Quando ainda estudante no ciclo fundamental, percebi, juntamente com outros colegas que não nos era ensinado como ganhar dinheiro. Depois de dezenas de anos, aprendi algumas coisas.
1-      Dinheiro é importante. É a mais sensacional invenção do ser humano e a única que não é compartilhada com outros animais. Nem mesmo os animais mais inteligentes como o golfinho, o orangotango, o elefante, entre outros, sabe usar dinheiro. É invenção mais importante do que a lâmpada e ao contrário do que querem alguns, funciona melhor quando não atrelado a padrões fixos tais como o ouro. Ninguém come ouro e a demanda por este metal é devida principalmente à loucura humana que vê nele depósito de valor. Tal qual fez Nixon, o melhor dinheiro é aquele que reflete a saúde e o valor de uma nação.
2-      Para se ganhar dinheiro é importante que se comece com um emprego, ainda que sejamos filhos de milionários. Ter um emprego e alcançar sucesso como empregado é vital para se aprender e se desenvolver conhecimentos e habilidades.
3-      Ter seu próprio negócio é o segundo passo quando você viva em um país que valoriza a livre iniciativa. Aqui no Brasil é muito complicado abrir uma empresa, pior para fechá-la e o pequeno empresário sofre, como acontece em qualquer lugar do mundo. O paraíso não é para os pequenos, os fracos e muito menos para os tolos. Se você mora em um país socialista, esqueça. Dinamarca, Suécia Noruega, Inglaterra e cada vez mais nos EUA a maré desfavorece a criação de pequenas empresas. No entanto, se você tiver uma ideia genial, é o segundo passo.
4-      Comprar ações compete com o item abrir seu próprio negócio. Este item é para quem já tem um pequeno capital que possa investir e tenha nervos de aço. É preciso inteligência, visão de conjunto, paciência, persistência e humildade.
5-      Quando comprar ações: Quando se tem dinheiro disponível.
6-      Que ações comprar: as de empresas que sejam admiráveis a seu ver. Por mais promissoras  que sejam as ações de uma empresa que você não admira, fique longe delas. Ações necessitam que você esteja constantemente vigiando seu comportamento na Bolsa e você somente o fará se forem as ações daquelas empresas que você admira. É preciso se sentir prazer em se possuir ações desta ou daquela empresa. Ter ações de empresas que não se admira é doloroso e é um investimento destinado ao fracasso. É preciso que a empresa dê uma contribuição social. Uma empresa mau caráter tem um futuro ruim pela frente. Exemplo: recentemente uma empresa de telefonia do Brasil fez com que toda chamada só se completasse na segunda tentativa do usuário e isso lhe deu um ganho de mais de R$4 milhões em um único dia e uma reputação que lhe custará muito mais a reparar. Com esse valor não dá para fazer nada em publicidade e propaganda!
7-      Comprar ações de uma lista de no máximo 10  empresas diferentes. Você não consegue acompanhar todos os dias mais do que isso. Você tem outras coisas a fazer na vida, sempre.
8-      Você precisa se decidir se é um comerciante de ações ou um investidor. Isso definirá sua política pessoal. Se comerciante, você irá comprar e vender todos os dias e viverá disso. Se investidor, terá outro trabalho e irá comprando sempre que tiver dinheiro disponível e vendendo sempre que tiver alcançado um ganho considerável.  Note que ganhar 20% em um ano é um ganho considerável. Ficar com dinheiro preso devido à compra em momento inadequado é preço que se paga para se aprender a dominar os nervos. Deixe o dinheiro parado lá até recuperar, a menos que surja uma oportunidade fantástica, o que é raro para quem está na pior. Você só perde dinheiro na Bolsa se vender em baixa. Espere sempre para vender na alta.
9-      Imposto de Renda. Você é plenamente recompensado pelo risco que corre. Ao contrário, se funcionário, você paga impostos altíssimos sobre o que ganha e se empresário, pior ainda. Isto vale para o Brasil, países socialistas, para a União Européia, cada vez mais, para os EUA. Paraguay e Chile são promessas a considerar.  Se você fala espanhol, é uma pedida conhecer esses ambientes. No Paraguay ainda não se paga imposto de renda, pelo que andei lendo.
10-  Decidido que é  o momento de comprar, observe o que dizem os sites dos bancos e corretoras, os gráficos. Veja o mínimo, o máximo  que o preço já chegou. Veja os pontos de apoio e os níveis de resistência a aumentos de preço. Utilize as bandas Bollinger e os estudos MACD para auxiliar a decidir quando e o quanto comprar.
11-  Dinheiro não traz felicidade. Compra conforto físico.
12-  Trabalhar, estudar, pagar as contas são fundamentais.

Nenhum comentário: