segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

MAIS EXEMPLOS A SEREM SEGUIDOS

20/12/2010 - 11h12
TERRAMÉRICA - Escolas verdes florescem

Por Clarinha Glock*

Alunos do curso secundário em Porto Alegre participam de duas experiências educacionais destinadas a formar cidadania ambiental.

Rio de Janeiro, Brasil, 20 de dezembro (Terramérica).- Aprende-se a viver de maneira sustentável. Duas escolas de Porto Alegre colocam esse ensinamento na formação dos cidadãos do novo milênio. No Colégio João XXIII, o alarme pela gripe A/H1N1 provocou uma mudança. Para evitar o contágio, a direção substituiu, em 2009, os tradicionais bebedouros por outros que utilizam copos descartáveis. Mas alguns alunos começaram a usar os copos de plástico para brincar.

“Era um desperdício”, disse ao Terramérica a presidente do Grêmio Estudantil do João XXIII (GEJ), Gabriela Borges, de 15 anos. Assim, os estudantes sugeriram à direção a distribuição de copos de plástico não descartáveis. Hoje, cada aluno e cada funcionário contam com uma garrafa plástica permanente. Os 1.500 recipientes distribuídos gratuitamente conseguiram baixar de 3.500 para 250 o consumo diário de copos plásticos.

Fundado em 1964, com 915 estudantes e administrado por uma fundação criada pelos pais dos alunos, o Colégio pretende investir mais no projeto “O mundo passado a limpo”. “Queremos que nossos alunos se preocupem com as pessoas e com o meio ambiente onde vivem. Isto é, com o que acontece aqui ao lado, não apenas nas florestas”, disse ao Terramérica a subdiretora Maria Tereza Coelho. A escola já possuía uma horta e um sistema para produzir compostagem (adubo orgânico), e classificava o lixo.

No ano passado, um trabalho da terceira série do ciclo básico, “Biodiversidade: Conhecer para Preservar”, sobre identificação de espécies nativas e exóticas da área verde do Colégio, chamou a atenção da bióloga Camila Rezendo Carneiro e do engenheiro agrônomo Sérgio Luiz de Carvalho Leite, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A Universidade e o Colégio se associaram e, por meio de um curso de extensão, Camila e Sérgio orientam uma análise de espécies que os alunos realizam, e que será completada com um biomapa e um caminho ecológico.

Em 2011, será construída a maquete de uma cidade na qual serão valorizadas as ações ambientais, a ética e a cooperação, explica o professor de geografia, Artur Bergelt. Os prefeitos mirins serão eleitos pelos alunos, que deverão escolher, por exemplo, as prioridades em matéria de investimentos. A cidade está sendo projetada com ajuda de uma arquiteta, mãe de um aluno, e construída com material reciclado.

Ao mesmo tempo, a professora de ciências ensinará a construir aquecedores de água feitos com garrafas plásticas. Também haverá uma sala ecológica que reproduzirá práticas sustentáveis. A direção não quis informar os investimentos no projeto, e disse que foram feitas doações em dinheiro e material por parte de muitas pessoas, além do apoio da Universidade.

Outra escola é universidade e cidade ao mesmo tempo. Utiliza prédios reais, onde os alunos são eleitos prefeitos, vereadores e integrantes do Conselho de Justiça. Funciona desde setembro de 2009 no Colégio Israelita Brasileiro (CIB), também em Porto Alegre. Com 88 anos de história e 750 alunos, o CIB deu um salto qualitativo quando sua diretora, Mônica Timm de Carvalho, levou para a escola uma experiência que conheceu na cidade israelense de Tzfat: uma cidade-laboratório de 500 metros quadrados localizada em uma área subutilizada do colégio.

A “Ir Ktaná” (cidade pequena, em hebreu) é o resultado de um ano e meio de debates sobre um amplo projeto educacional. A construção se baseia no conceito de sustentabilidade, com telhados verdes, aberturas pensadas para otimizar a luz natural e aproveitamento da água da chuva. Ali estão a câmara de vereadores e a prefeitura, com um púlpito com vista para a Praça da Cidadania, onde funciona uma ágora (praça para realização de assembléias). Na Rua da Paz fica uma sinagoga, onde também se estuda filosofia. Na Passagem da Cultura existe uma biblioteca e um espaço para o teatro e exposições.

Seguindo pela Passagem do Futuro, chega-se ao Centro de Ciência e Tecnologia. Os produtos da horta são vendidos na EcoFeira. O banco maneja a moeda “irk” e financia pessoas jurídicas, como a organização não governamental Patrulha Eco Responsável, formada por meninos, meninas e adolescentes. Os alunos aprendem matemática, física e as demais disciplinas na prática, a partir dos empreendimentos da Incubadora de Projetos ou no supermercado. Na cozinha da Casa da Família, a louça é lavada com sabão feito com óleo reciclado. A rádio dos próprios alunos anuncia as novidades.

“É genial”, disse ao Terramérica Eduardo Soares Sussermann, de sete anos e aluno da primeira série. Segundo a diretora, “a escola é um espaço para descobrir e potencializar talentos”. A direção do CIB também criou a primeira Universidade Corporativa dentro de um colégio, um programa de formação permanente para que os professores se atualizem em temas variados, como gestão integrada de projetos e tecnologia aplicada à educação. Apenas em equipamentos, foram investidos US$ 34 mil, e a manutenção do projeto custa em torno de US$ 2.800 por mês.

* A autora é correspondente da IPS.

Crédito da imagem: Clarinha Glock/IPS

Legenda: Gabriela Borges mostra a garrafa que ajudou a reduzir o consumo de copos descartáveis.

LINKS

A terapia dos terraços verdes
http://www.tierramerica.info/nota.php?lang=port&idnews=3219

Garopaba faz história ambiental
http://www.tierramerica.info/nota.php?lang=port&idnews=3097

Poucos apostam em casas verdes
http://www.tierramerica.info/nota.php?lang=port&idnews=273

Cresce o interesse por Ecoaldeias na Argentina
http://www.tierramerica.info/nota.php?lang=port&idnews=2363

Colégio João XXIII de Porto Alegre
http://www.joaoxxiii.com/

Universidade Federal de Rio Grande do Sul, em português, inglês, espanhol, francês, alemão, japonês
http://www.ufrgs.br

Colégio Israelita Brasileiro
http://www.colegioisraelita.com.br/

Ir Ktaná
http://www.cidadelaboratorio.com.br/


Artigo produzido para o Terramérica, projeto de comunicação dos Programas das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e para o Desenvolvimento (Pnud), realizado pela Inter Press Service (IPS) e distribuído pela Agência Envolverde.


(Envolverde/Terramérica)


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