segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Stand da Vanguarda Abolicionista no Congresso Vegetariano foi o ponto de encontro do ativismo nacional

Fotos: RSantini

congresso vegetariano
Muitos nomes conhecidos passaram pela banquinha da VAL

De 16 a 19 de setembro, a Vanguarda Abolicionista esteve participando do 3º Congresso Vegetariano Brasileiro, ocorrido em Porto Alegre. O stand do grupo acabou sendo o ponto de encontro e bate-papo dos maiores nomes do ativismo e pensadores da causa animal no Brasil, atraídos pela qualidade do material exposto e pela recepção fraternal.

Congresso Vegetariano
Público interessado e selecionado foi uma constante no stand do grupo

Nomes como George Guimarães do VEDDAS, Bianca Turano e Núzia Brum da SVB/Rio, Bruno Müller e Leon Denis da Sociedade Vegana, Silvana Andrade da ANDA, Alex Avancini do Vegan Staff, Anderson Reichow e Lúcia Badia dos DDA/Pelotas, Fábio de Oliveira da UFRJ / UNIRIO, Márcio Linck do Projeto ProAnimal, Cacá e Marcelle Nedel do ComPaTA, Gunther Filho da Sea Shepherd e todo o grupo paraense Vegetarianos em Movimento estiveram circulando pela banca da VAL durante os quatro dias do congresso. O público geral do evento também se fez presente de forma maciça junto aos integrantes da Vanguarda Abolicionista, adquirindo camisetas, adesivos, buttons e livros, solicitando amostras do farto material gratuito, trocando contatos, batendo fotos, oferecendo-se para participar das atividades do grupo ou apenas parando para confraternização.

congresso vegetariano
Troca de idéias e descontração fizeram parte da presença da Vanguarda Abolicionista no Congresso

A Vanguarda Abolicionista também participou da programação de palestras e oficinas do congresso, sempre filmadas para posterior divulgação. No sábado, 18 de setembro, às 9h, o membro-fundador da VAL, jornalista Marcio de Almeida Bueno, ministrou a palestra ‘Comunicação de guerrilha, Jornalismo pé-na-porta e mantra-boca-suja: táticas e relato de cases’, sobre ações práticas de comunicação viáveis ao interessado em se engajar na causa animal, para uma sala cheia.

congresso vegetariano
Jornalista apresentou ferramentas e táticas de Comunicação para a causa abolicionista animal

A palestra seguinte esteve a cargo de outro membro-fundador do grupo, a bióloga Ellen Augusta Valer de Freitas, que apresentou ‘A defesa dos direitos animais na educação’ para uma sala lotada.

congresso vegetariano brasileiro
Bióloga relatou suas experiências como educadora engajada

No dia 19, às 9h, houve a oficina de ativismo ‘Vanguarda Abolicionista e o ativismo linha-de-frente’, ministrada por Marcio de Almeida Bueno, que fez uma versão resumida da palestra do dia anterior, já que diversas pessoas não puderam assistir em função dos eventos simultâneos.

vanguarda abolicionista
Oficina da VAL reuniu ainda mais público para conhecer estratégias e casos em prol dos animais

Em seguida, a nutricionista Claudia Lulkin ministrou ‘Magia Vegetal: o vegetarianismo mudando paradigmas pró saúde humana, animal e do planeta’. A ativista e culinarista Pris Machado apresentou a demonstração culinária ‘Panquecas Recheadas & Cookies de Chocolate’ – ela e Claudia Lulkin montaram um concorrido stand em frente ao da VAL, que também recepcionou famosos e anônimos que circularam pelo Congresso Vegetariano.

Claudia Lulkin
Nutricionista apresentou seu vasto arsenal de conhecimento e experiências

A socióloga Eliane Carmanim Lima apresentou a palestra ‘Vegetarianismo – uma revolução cultural: evidências e implicações’, os parceiros Carol & Leo, do restaurante Casa Verde, apresentaram a demonstração culinária ‘Delícias veganas’, e Alex Avancini, do Vegan Staff, mostrou o protesto da Vanguarda Abolicionista na última Expointer como parte de sua palestra.

vegan staff
Vanguarda foi citada em palestra proferida por ativista de São Paulo

Integrantes do grupo ainda foram entrevistados para o programa Sintonia da Terra, dos Ecojornalistas, e para um documentário sobre vegetarianismo produzido por Rachel Siqueira, a popular ‘La Chica’. Houve jantar árabe na noite de domingo, 19, reunindo o VEM, do Pará, ComPaTA, de Passo Fundo, e a Vanguarda Abolicionista.

Nenhum comentário: