domingo, 26 de setembro de 2010

Cachoeirinha/RS: Chicote Nunca Mais convoca Imprensa para eviatar que cavalo ferido seja entregue ao carroceiro

Fotos: CNM

cavalo

No dia 8 de setembro, em Cachoeirinha, RS, um cavalo que puxava carroça caiu em plena rua, e foi socorrido por populares. Era um animal jovem e estava muito machucado. Pediram auxílio à ONG Onda, que apesar de ter seu trabalho voltado aos cães, não deixou de atender. A responsável pela entidde, Simone Staffa, chamou o veterinário da Chico Nunca Mais, Chico Gusso, que se deslocou até o local. O eqüino acabou sendo deixado em uma residência, para que no dia seguindte a Chicote efetuasse o recolhimento, mas depois a moradora avisou que o carroceiro havia levado o cavalo embora.

cavalo

Entretanto, a pessoa que solicitou ajuda para o cavalo ia passando no local e presenciou a senhora – que havia se comprometido em abrigar o animal – entregando-o ao carroceiro. Houve resistência, e novamente a Chicote foi acionada. “Ligamos para a BM de Cachoeirinha, falamos com o soldado Juan, que nos atendeu com muita má vontade, alegando falta de viatura, falta de pessoal e todas as desculpas de rotina”, relata a presidente da Chicote Nunca Mais, Fair Soares.

cavalo

A entidade então resolveu convocar a Imprensa, contatando com o Diário de Cachoeirinha, que mandou uma jornalista fazer a cobertura do caso. “Solicitamos novamente à BM o deslocamento de viatura ao local para fazer o termo de recolhimento. Ao saber que a reportagem estava no local, o soldado do atendimento mudou de atitude e uma viatura foi para lá. Estavam lá também os denunciante do dia anterior e o veterinário Breno”, comenta Fair.

carroça

A Chicote Nunca Mais recolheu o cavalo, batizado agora de Osama. Ele responde ao tratamento com muita dificuldade, mas será recuperado e encaminhado à tutela. “Será que precisa tanta pressão para que a BM cumpra a lei? Maus-tratos também é crime ambiental, no entanto há uma resistência inclusive do Batalhão Ambiental, que após as 17h não realiza atendimento – exatamente na hora em que todas as carroças estão desfilando pelas ruas de Porto Alegre”, lamenta a presidente. “Felizmente outros batalhões têm nos auxiliado, como o 20º Batalhão da BM, destacando-se o sargento Júnior, que já nos auxiliou algumas vezes à noite. Em Gravataí, o 16º Batalhão da BM tem sido grande parceiro no recolhimento, citando a soldado Aline, sargento Régis, soldado Rodrigo Marques e major Padilha”, agradece. O caso foi publicado no dia 9 na coluna ‘Amigo Bicho’ do Diário de Cachoeirinha.

Fonte: Chicote Nunca Mais

Nenhum comentário: