segunda-feira, 19 de julho de 2010

Agricultura no município do Rio de Janeiro

Acabo de receber e-mail sobre a importância da agricultura neste município e trancrevo parte dele:
Viviane:

Em 19 de julho de 2010 09:00, Viviane Oliveira escreveu:




Ingo, bom dia, tenho contatos em Vargem Grande, Seropédica, Campo grande e estou batalhando para reuní-los, o problema é que aquelas reuniões do CIEP, só serviram para criar mais descrença em qualquer tipo de ajuda, e esses produtores estão querendo se reunir de forma a serem um associação independente de qualquer apoio governamental. Fico em cima do muro. Se conseguir de fato reuní-los, tenho vou conseguir guiar o grupão para a melhor proposta. Todos esses de meu conhecimento são pequenos produtores como Memeu e eu, ou pouco maiores do que nós, há uma descrença generalizada de que os grandes produtores se estiverem envolvidos vão bloquear o crescimento dos paquenos, acreditam que verbas agrícolas só acontecem para os grandes, olha! tudo muito difícil. Apresente uma proposta concreta, objetiva que envolva uma liberação de verba imediata para cada produtor, mesmo que essa verba tenha um destino objetivo por ex. destinada à sombrite vasos ou ao espaço de comercialização destinado à produtores, o que tenho vários inclusive um que acho ótima opção que é na Vargem Pequena em frente à Record, existe também a opção de utilizar o espaço destinado na prefeitura para essa finalidade que é ao entre a sagap e antigo anjos do Rio em frente ao posto Ipiranga próx. à Fazenda Modelo. Precisamos de mais ação, se conseguirmos alguma coisa neste sentido objetivo/imediato conseguimos todos os produtores unidos num só objetivo "o cescimento individual dentro de um gupo cescendo junto e colocando o estado num ranking de produtor à nível nacional" Por favor não deixe de responder, estou batalhando um grupo de 50 à 100 produtores. Obrigada Viviane







Responde Ingo:

temos uma grande luta para conseguir apoio dos pequenos agricultores, mas o fato é o seguinte:


O nosso municipio não tem Secretaria de agricultura e querem extinguir em etapas a possibilidade de se pagar INCRA, pois querem recolher IPTU.

Se querem verbas antes de agir, isto não existe.

Se não há agricultura, não se obtem credito agricola nem Pronaf ( que é verba federal).

Deverá haver um movimento para exigir a mudança na legislação municipal que mostre que a agricultura existe sim.

Para isto deveriamos organizar passeata e ir na Alerj e reinvindicar a existencia do setor.

Este é o primeiro passo.

Querer verbas será o segundo passo.

Sem agricultura não haverá agua limpa nesta cidade, pois a agricultura precisa de nascentes e água limpa para poder existir e ai atrás tem que existir a floresta.

Se todos venderem seus sitios ao redor da cidade, vão virar condominios clandestinos e favelas.

Os filhos dos agricultores tem que ter estimulo para continuar no trabalho dos pais.

Para isto temos que agir e mostrar que a agricultura existe, a receita pode ser menor que industrias , mas mantem parte da popuulação fora das favelas e haverá verde .

A sustentabilidade do planeta mostra que os produtos tem que vir de perto, para reduzir os fretes.

O Rio de Janeiro tem agricultura e querem sufocar ela até morrer.

Nós vamos achar os meios de reverter esta situação.

Quem mais pode se pronunciar e apresentar soluções e ideias de ação concreta???



abços, Ingo

Nenhum comentário: