sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Dinheiro é papel. Ouro é mercadoria.

Dinheiro não é mais, desde Nixon, um recibo de posse de ouro. Hoje, dinheiro é papel moeda que representa o valor de uma nação.
Com a atual gastança do governo Obama, os endinheirados dos E.U.A. estão apostando seus caraminguás no ouro e logicamente, os interessados no comércio deste metal fazem alarde de sua mercadoria gritando que ouro é dinheiro.
Ora, vejamos alguns fundamentos.
O que forma o preço de uma mercadoria é a relação oferta e demanda. O valor de uma mercadoria atribuída pelo mercado pode ser ilusório ou real. No caso de metais tais como a prata, a platina e os metais ditos raros, o preço destes no mercado é ditado por uma demanda para uso industrial, principalmente. Já o ouro tem sua demanda estabelecida muito mais pela necessidade dos capitalistas defenderem o valor de suas economias.
Se formos estudar como os preços destas mercadorias todas, ouro, platina, prata, cobre e metais raros, principalmente se formaram, veremos que se baseiam, como disse acima, em demanda para uso industrial. O ouro é guardado às toneladas nos cofres das nações, mas de onde vem o valor que lhe é dado? Como começou essa idolatria ao ouro na história da humanidade? Será que algum dia teve alguma utilidade hoje desconhecida? Atualmente é utilizado parcamente na indústria de computadores, de eletrônicos, em joalheria, coisa pouca ao compararmos com os usos industriais dos outros metais.
Hoje, outubro de 2009, o ouro está por volta de US1040 a 1050 por onça. A prata, por volta de US17. Há poucos anos custava menos de US4,00! Obviamente o capital tenta se refugiar nos metais enquanto o dólar estiver perdendo valor devido à má gestão, à gastança do Obama, como também o euro está se desvalorizando, ainda que de forma mais difícil de ser percebida, devido às imensas dívidas que os países do Leste Europeu contraíram e estão sem condições de honrá-las devido à crise mundial, coisa pouco falada nas mídias.
Todas as crises passam e quando esta passar, a atividade industrial oferecerá oportunidades e os capitalistas irão trocar seus estoques de ouro e metais por papel moeda. Como o ouro não tem grandes aplicações industriais, seu preço de mercado irá cair vertiginiosamente, enquanto os preços dos outros metais tenderá a se sustentarem. Assim, quem hoje investir em platina, prata e metais raros, terá ganhos mais substanciais do que aqueles que investirem em ouro ou em ações. Claro, algumas ações irão bombar durante este tempo e para se saber se estão sendo lucrativas, ou se estão somente acompanhando a inflação, tem-se que compará-las ao desempenho destes metais durante este período de ursos...mas isto é outro assunto.
Lino Guedes Pires – linpires@yahoo.com

Nenhum comentário: