segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Predições


Os políticos andam mesmo mal das pernas. A confiabilidade se afunda mais ainda, mesmo quando pensamos que já estaria no fundo do poço e aí vemos que o fundo do poço é mais embaixo ainda. Ou seja, sempre dá para piorar.

O Bush levou os EUA a uma guerra insana no Iraque, torrou vidas e grana. Obama viu tudo isso e prometeu mudança, CHANGE, dizia ele. Socorreu banqueiros falidos por corrupção e cobiça, socorreu a GM e torrou nada menos do que 1,34 TRILHÃO de dólares. Torrou uma grana que ele manda imprimir na fabriquinha do Tio Sam.

A China comprava títulos do tesouro americano aos caminhões. Agora, os chineses estão finalmente desconfiados. Uma avassaladora inflação está para chegar e com isso o dólar perderá seu poder de compra.

Por alguns motivos está havendo uma corrida nas bolsas de valores dos EUA, onde se vê o valor das ações subir. Paralelamente, sobem os preços do ouro, da prata, da platina.

Quem compra ouro, o faz para defender seus caraminguás. Quem compra prata e platina, o faz para defendê-los, mas também por que os utiliza em atividades comeriais.

O preço do ouro já ultrapassou os 1.000 dólares por onça. Os preços da prata e da platina continuam paralelos aos preços do ouro.

Hoje, o crédito ao consumidor americano está restrito e poucos são aprovados pelas financeiras para comprarem televisores, geladeiras, automóveis. Temos um quadro de recessão com inflação pela frente.

Quando finalmente o sistema começar a melhorar, quando as oportunidades começarem a aparecer, quem tem ouro, prata, platina e outros metais e mercadorias começará a vender suas posses com vista a outros negócios.

Neste momento, o ouro terá pouca utilidade, ao contrário da prata, da platina e do cobre, por suas inúmeras aplicações industriais que ao contrário do ouro, tem pouca utilização na indústria. Portanto, prevejo que quem comprar metais e outras mercadorias, irá sair-se bem e quem comprar ouro, terá que vendê-lo antes do que quem comprou outras coisas. Prevejo uma corrida para vender ouro e assim, o valor deste cairá mais do que prata, platina e cobre.

Quem também se dará bem serão os que comprarem ações de fábricas brasileiras de celulose. Não agora, mas sim quando a bolsa tiver despencado bastante na próxima crise que se avizinha célere. Estou apostando em grandes quedas e mudanças de posição até julho de 2010.

Assim, se você está economizando para uma viagem ao exterior nos próximos meses, não compre dólares e nem euros. Compre qualquer coisa que possa vender quando estiver próximo à data da viagem. Podem ser ouro, prata, platina, tijolos, pedras, telhas, qualquer coisa menos dinheiro. Talvez disto possa escapar o yen, talvez.

A realidade é que pairam diversas ameaças sobre o dólar, o euro, o yen e o yuan (?), o dinheiro chinês.

Sobre o dólar pesam as despesas do Obama que erra ao atribuir atividades a um estado inchado, preguiçoso e incompetente. Sobre o euro pesam as dívidas dos países do leste europeu que não serão pagas. Ou seja, a Europa está levando calote desses países e poucos falam sobre isso. O Japão está com boa parte das economias de sua população investida na Austrália, onde foram em busca de melhores juros bancários. A coisa está para estourar. A China, com tantos títulos do tesouro americano em seus cofres e dependendo das compras do povo americano, pode entrar em colapso por não ter a quem vender seus produtos baratos.

Pelo amor de Deus, não comprem pêsos argentinos. Infelizmente este país tem tradição de dar calote e apesar de suas imensas riquesas naturais, precisa aprender a dar valor à confiabilidade. O Uruguai se apresenta como uma opção mais interessante para quem quiser comprar imóveis. Quem tem dinheiro nos EUA e Europa e o quer conservar, pode estar comprando imóveis no Uruguai por ser uma forma segura de proteger o dinheiro. No entanto, é bom lembrar que a liquidez dos imóveis é muito baixa e piora à medida que o valor do imóvel cresce. Se você tem dinheiro para investir e pode precisar dele de uma hora para outra, procure investí-lo em coisas que possam ser rapidamente vendidas e cuja manutenção seja relativamente barata.

Diamantes? Cuidado. O preço dos diamantes é alto devido à manobras especulativas muito inteligentes da De Beers. Outras pedras preciosas podem ser interessantes, mas somente se você for um expert. O mercado de cereais também é interessante para quem conhece. Portanto, o mais fácil, o mais seguro hoje é comprar metais. Compre prata, platina, cobre e alumínio, ainda que sejam latinhas de bebidas...cheias ou não. Ah, estocar cerveja é mau negócio. Ela perde o sabor depois de algum tempo. Comprar água, vinho, azeite, são opções a serem consideradas.

A longo prazo, investir em plantação de florestas de espécimes nativos a serem exploradas de forma auto-sustentável é seguramente um excelente investimento. Particularmente, estamos investindo no plantio de palmeiras nativas da Mata Atlântica do leste brasileiro, assim como também temos plantado algumas palmeiras exóticas.

Plantar ao menos uma árvore de sombreamento ou frutífera no quintal de sua casa é um investimento nota 10.

Espero haver ajudado e aceito críticas e comentários, inclusive sobre os anúncios que são vistos aqui.

Lino Guedes Pires

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante, e ainda coerente com a sua primeira previsão o qual de alguma forma contrasta sua hipótese.
Acho que investir no Uruguai tem certezas relativas, já que não há necessariamente um bom planejamento a futuro, especialmente no tema ambiental, que é a base das matérias primas, errada mente concebidas como infinitas. É, os recursos naturais (incluindo a pro pia humanidade) são finitos!! por si alguém não reparou. Voltando a este assunto, não considerar adequadamente a base ou suporte "natural" -a pesar que na bolsa de valores o homem é um ente excluído da natureza-, pode custar muita grana no futuro a mediano prazo. Por exemplo, as mudanças possíveis e previsíveis a escala global, podem derivar em mudanças do uso das terras e por tanto da pressão sobre elas por grandes empresas. Por exemplo a cultura do café de dar certo as previsões terá que migrar para o sul do Brasil !!! exemplos como estes tem muitos.

Se entende o que procuro comunicar em português??

abraco
daniel

Anônimo disse...

Muito interessante, e ainda coerente com a sua primeira previsão o qual de alguma forma contrasta sua hipótese.
Acho que investir no Uruguai como em muitos outros países tem certezas relativas, já que não há necessariamente um bom planejamento a futuro, especialmente no tema ambiental, que é a base das matérias primas, erradamente concebidas como infinitas. É, os recursos naturais (incluindo a pro pia humanidade) são finitos!! por si alguém não reparou. Voltando a este assunto, não considerar adequadamente a base ou suporte "natural" -a pesar que na bolsa de valores o homem é um ente excluído da natureza-, pode custar muita grana no futuro a mediano e longo prazo. Por exemplo, as mudanças possíveis e previsíveis a escala global por causa de mudanças climáticas globais, podem derivar em mudanças do uso das terras e por tanto da pressão sobre elas por grandes empresas. Por exemplo a cultura do café de dar certo as previsões sobre o "global change" terá que migrar para o sul do Brasil !!! exemplos como estes tem muitos a escala planetaria. Isto significa grande pressao sobre novos espacios do planeta para tentar manter determinadas matérias primas "indispensáveis" para economía tradicional. Por tanto concordo que apostar e investir em economías de base ecológica sao uma grande solucao, especialmente porque daram réditos diretamente sobre quem fez o investimento. Claro que isto implica mudancas profundas a escala do indivíduo. Mas veja só, se vc. hoje tem capacidade de administrar e gerenciar um pequeno número de sementes de diversas espécies, vc. tem o conhecimento e a capacidade de cultivá-las, entao vc. é rico!! Mas se vc. ainda tever o espacio requerido para as sementes crecer... e a capacidade de fornecer a outras pessoas todo esse conhecimento, entao vc. é 1000 veces rico!!

daniel

Se entende o que procuro comunicar em português??

abraco
daniel

wanessa disse...

muito interesante e inteligente
fica ate dificil de comentar pois disse tudo
mais precisamos mesmo de mudar os politicos mais sinceramente no brasil esta dificil de achar politicos honestos esta palavra cada vez mais vai saindo do vocabulario de ca um principalmente o amor por tudo que deus criou o amor ao proximo