segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Mentes Perigosas II - texto inspirado no livro de mesmo título

Psicopatas e nós. Por onde começar?Um texto em desenvolvimento, inspirado no livro de mesmo título, "Mentes Perigosas, de Beatriz Barbosa Silva, ed. Fontonar", aberto a sugestões e contribuições – projetoplanteumarvore.blogspot.com

No momento, trabalhando em um posto médico tranqüilo voltado para pessoas empregadas, cobertas por planos de saúde e minha mente atordoada com as lembranças de um hospital público superlotado, com pacientes graves internados nos corredores, improvisadamente.

Retumbando em minha mente o que a Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva fala sobre a insensibilidade dos psicopatas e além de ver o que o ser humano causa de dor e sofrimento a outros seres humanos, ressoam também os gritos de dor e desespero dos milhões de animais mortos diariamente com requintes de perversidade para satisfazer a gula humana.

A autora citada acima nos mostra que o não desenvolvimento correto de uma certa estrutura cerebral em certas pessoas as torna incapazes de sofrer o sofrimento alheio e isso as torna PSICOPATAS, os piores seres humanos, o retrato do MAL.
Pior de tudo é que não existe tratamento conhecido ou aceito para os psicopatas. O que temos a fazer, inicialmente, é nos livrarmos deles. Trancafiá-los em jaulas, em prisões e jogarmos a chave fora. Isto soa cruel a muitos. No entanto, um psicopata solto nas ruas é garantia de golpes, roubos, estupros e assassinatos.

Se você acha que ter um filho excepcional com síndrome de Down é uma maldição, relaxe. Uma criança com esta síndrome é doce e indefesa. Uma criança que está crescendo em direção a ser um adulto psicopata é o inferno. Imagine o que é ser pai ou mãe de um criminoso contumaz e irrecurperável, que sabe que o que faz é considerado errrado, que usa de artifícios emocionais para roubar e matar? Não me aprofundo aqui nestes aspectos, coisa que a autora o faz muito bem em sua obra.

Vejo a importância de abordarmos o problema da psicopatia como uma ameaça global a ser enfrentada por todos nós.

Assim, primeiramente é preciso nos livrarmos dos psicopatas. Precisamos evitar que eles continuem causando mal à sociedade. Para isso, algumas medidas são necessárias. Primeiramente, trancafiá-los. Mantê-los presos e separados de outros detentos por tempo indefinido. Ou seja, somente poderá ser libertado se aprovado por uma junta de psiquiatras, psicólogos e juízes de direito. Um único deles sendo contra sua libertação e o juiz estará impedido de libertá-lo.

Como o Estado é um repositório de poder e dinheiro, os psicopatas naturalmente se direcionam a ele e tornam-se funcionário públicos, vereadores, prefeitos, deputados, senadores e até mesmo presidentes e chanceleres. Portanto, é preciso que todo candidato a cargo público seja submetido a testes psicológicos para se averiguar possível psicopatia. E preciso também que nossa Constituição Brasileira seja revista e todos aqueles que roubarem dinheiro do Estado somente poderão ser libertados após haverem devolvido tudo o que roubaram, pago multas e pago também o custo do tempo que passaram no presídio.

Empresas também podem ser destruídas por psicopatas e portanto toda empresa necessita verificar se entre seus funcionários e candidatos a vagas há psicopatas.
As famílias que possuem entre seus filhos uma criança, adolescente ou jovem psicopata necessita apoio para saber como lidar com esse ser que pode vir a ser um monstra. Essa família precisa se preparar muito bem pois este seu filho se esforçará para culpar seus outros familiares e irmãos de tudo o que que errado ocorrer, sendo ele sempre o bonzinho...

O problema agora é o que fazer?

Wilhelm Reich, psiquiatra discípulo de Freud, á ainda hoje mal visto nos círculos acadêmicos e psicoterápicos. Sua perseguição começou na Alemanha nazista quando apontou a prevalência de casos de violência sexual perpetrada contra crianças pelos seus próprios pais, professores etc. Publicou um livro chamado Análise do Caráter e neste livro podem estar instrumentos para o tratamento dos psicopatas.

Dentre as dificuldades conhecidas para o tratamento deste tipo de pacientes está o fato de que eles não procuram tratamento psicoterápico, haja vista que se acham inteligentes, bem resolvidos, sem culpas. Outra dificuldade é que se eventualmente forem atendidos por psicoterapeutas, possivelmente tornem-se piores do que já o eram pois assimilam os instrumentos psicoterapêuticos e os utilizam como armas para explorar, chantagear etc.

Psicopata somente sofre quando frustado. Esta pode ser uma chave para sua recuperação a ser discutida e explorada pelos estudiosos de psicoterapia.

Notei que monges budistas não fazem interpretações e entendo que é quando o psicoterapeuta interpreta seu paciente que o psicopata assimila o arsenal terapêutico que utilizará como armas de ataque.

Quando Darwin lançou sua bem fundamentada Teoria da Evolução, um outro estudioso foi ridicularizado: Lamarck. Suas teorias foram colocadas de lado sem jamai haverem sido testadas cientificamente. Outro assunto a ser discutido quanto a causas e consequências.

Aqui estou simplesmente apontando caminhos para serem estudados, não estou propondo tratamento ou cura e não dou consulta sobre o tema. Somente posso participar de discussões com profissionais.

Um comentário:

wanessa disse...

relamente esse livro e muito interessante o que se fala nele
e essa pessoas estao do nosso lado e as vezes nem percebemos