segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Acorda, cara!

Cesar Maia gasta mais de R$560 milhões na construção do prédio da Cidade da Música, na Av. das Américas. É disso que você precisa para viver melhor aqui no Rio de Janeiro? É disso que seus filhos precisam para terem um ensino de qualidade e condizente com as necessidades de nossos tempos?
O Governador Sérgio Cabral desmontou o SAMU. Apesar de todas as reclamações que tínhamos deste serviço, suas ambulâncias estavam mais bem montadas e aparelhadas do que as ambulâncias de muitas empresas particulares que atendem a conveniados de planos de saúde. Os funcionários da SAMU, médicos, enfermeiros e motoristas, entravam nas comunidades faveladas e faziam atendimentos emergenciais. Isto porque haviam conseguido ser respeitados pela bandidagem e que controla essas áreas.
A SAMU existe há pelo menos 4 anos e desde então vinha se desenvolvendo, apesar da interferência negativa de governantes. Agora, o Sr. Sérgio Cabral, ao invés de suprir a SAMU em suas necessidades, colocou todos seus trabalhadores – médicos, enfermagem e motoristas – no olho da rua e entregou todo o sistema ao Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. Você acha que o Sr. Sérgio Cabral fez isso pensando no nosso bem estar, na nossa saúde ou teria ele outras intenções? Quais seriam tais intenções?
Sendo os Bombeiros policiais militares, será que eles continuarão a prestar assistência aos moradores das comunidades faveladas? Ou será que estes habitantes do Rio de Janeiro estarão agora ainda mais desassistidos?
Você que deu seu voto a notórios assassinos e ladrões, agora, peça a eles que façam com que seu filho tenha aulas que o prepare para viver uma vida rica e feliz. Você que vai ao açougue ou a restaurantes e não pára para pensar em como é que o alimento que come chegou a seu prato, não se importa com o que temos feito aos animais e ao meio ambiente, não se importa com os gritos dos animais desesperados frente á faca nos aviários, nos matadouros, implore à natureza que tenha compaixão e proteja sua casa de enchentes, vendavais e marés de azar e destruição.
Você já parou para pensar nas ameaças que pairam sobre sua vida? A morte tem um grande e cruel exército. À qualquer momento poderemos ver ruir toda nossa vida. De um segundo para outro, em um acidente qualquer, podemos ter o pescoço quebrado e nos vermos tetraplégicos, coisa que pode ser pior do que a morte.
Você sabe o que fazer para lidar com políticos que roubam seus filhos do direito de terem boas aulas? Você sabe se é possível fazermos alguma coisa para evitarmos acidentes, doenças dolorosas e mortes pavorosas? O que você tem feito de sua vida? Você é um desses que andam sem cinto de segurança e com os faróis apagados em nossas ruas e estradas à noite? Acorda, cara!

Lino Guedes Pires

Nenhum comentário: