segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Eduardo Paes e a Zona Oeste

Nunca vi uma eleição ser ganha com tão ínfima diferença de votos. A televisão mostrou que quase 1 milhão de eleitores fugiram da possibilidade de tomarem conta de suas próprias vidas. O voto é um dos instrumentos que temos para influenciarmos nossa sociedade para caminhar para o melhor. Quem estivesse descontente que votasse nulo. Esses que foram para a praia, quando voltarem e encontrarem seus filhos sem aulas decentes, as escolas depredadas, os hospitais, postos de saúde e UPAs com profissionais cansados, desanimados, estressados e sem instrumentos para atender aos que sofrem com problemas de saúde, esses, estão sem moral para reclamar. Se tivessem votado em um ou outro candidato, se ao menos tivessem anulado seus votos, teriam condições morais para reclamar. Agora, desmoralizados, que sofram calados e reflitam sobre o que é ser responsável.

Quanto ao novo prefeito Eduardo Paes, primeiramente espero que aumente o salários dos professores, dos fisioterapeutas, psicólogos, da enfermagem e dos médicos, assim como dos demais profissionais do município ligados à melhoria das condições de vida da população. Espero que reflita sobre as palavras de seu aliado, o Governador Sérgio Cabral que chamou a nós médicos de vagabundos e tenha uma postura política voltada ao interesse da população. Espero que resolva de forma decente o problema que herdou do infeliz prefeito César Maia: a Cidade da Música, onde este enterrou mais de meio bilhão de reais, desconsiderando, desrespeitando quem trabalha em prol da saúde, da educação e do bem estar da população, desconsiderando o interesse maior da população carioca.
Sempre vemos políticos de qualquer partido a prometer obras e nunca a procurar pagar adequadamente a quem trabalha. A razão disso é que as empreiteiras lhes pagam propinas ilegais. Esse dinheiro, por ser de origem ilegal, é enviado às escondidas para o exterior. Estamos cansados de ver a luta de setores devotados a nosso bem estar tentando repatriar fortunas malufadas no exterior , com pouquíssimo êxito, diga-se.
Ao ler um livro sobre adestramento de cães aprendi que somente conseguimos que um cão deixe de assaltar nossa mesa às escondidas se conseguirmos convencê-lo de que não consegue pegar a comida. Seguindo este pensamento, vejo como de primordial importância fazermos mudanças na Constituição que penalizem a quem rouba dinheiro público de tal forma que os políticos percebam que além de terem de devolver nosso dinheiro, sofrerão sanções tais como a perda da liberdade e a perda da confiança permanente do Estado. Ou seja, roubou dinheiro do Estado, nunca mais poderá participar de negócios com o Estado ou participar de empresas que tenham negócios com o Estado. Precisamos acabar com a roubalheira nesta cidade, neste estado, neste país. Precisamos e podemos.
Portanto, espero que o novo prefeito Eduardo Paes não me venha com obras. Quero vê-lo preocupado primeiramente em pagar professores para que estes possam ser exemplo aos alunos de que vale a pena estudar, que estudar é importante para o sucesso. Espero que Eduardo Paes premie a quem trabalha. Nem sequer espero que puna àqueles que possamos chamar de vagabundos do funcionalismo público. Há funcionários públicos que trabalham e se comprometem com o bem estar da população. Estes devem ser identificados e premiados. Obras, somente após valorizar a quem trabalha, com licitações abertas à investigação popular quanto à lisura. Espero ainda que Eduardo Paes tenha a decência de publicar na Internet todos os contratos que assinar e os respectivos processos e pagamentos efetuados. Estamos cansados de pagar superfaturamentos.
Eduardo Paes, boa sorte, seja competente e honesto

Lino Guedes Pires

Nenhum comentário: