terça-feira, 26 de dezembro de 2023

Como elevar o padrão de vida do Brasileiro

Neste Natal de 2023 me voltou à mente a questão do desenvolvimento e melhoria do padrão de vida do brasileiro. Já até postei alguma coisa sobre isso em meu canal no YouTube e entendo que essa questão merece ser melhor e mais profundamente discutida e que este blog possa ser um local para que todos coloquem suas ideias. Acredito que o que fala Gilberto Freyre em seu livro "Casa Grande e Senzala", seja a razão do atraso do Brasil, principalmente no Nordeste, onde a cultura não foi exposta significativamente às culturas alemã, italiana, janponesa e chinesa, como ocorreu no Sul do país. O que de pernicioso Freyre aponta é o esforço que as elites do Nordeste há séculos vem fazendo para convencer a elas mesmas que o povo trabalhador é inferior, próximo de animais e que devem ser explorados, escravizados. Aqui no Rio de Janeiro também ocorre isso, penso. O espírito de "fidalguia" de nossos antepassados portugueses que viam com menosprezo quem trabalha, penso ainda ser prevalente por aqui, onde moro há mais de 40 anos. Cheguei a ler hã décadas passadas que o colunista Ibrahim Sued gabava-se de afirmar que não carregava pacotes.... Esse modo de pensar das elites criou no povo brasileiro, do Rio de Janeiro ao Norte e Nordeste, uma postura de vira-latas... onde quem mais vale é o experrrrto, o malandro que se dá bem sem trabalhar, sem estudar.... Entendendo que assim se dá na maior parte do Brasil, penso que esse é o ponto que devemos atacar através de ações que valorizem quem trabalha, quem estuda de verdade e o aposentado. Então, se concorda ou discorda do meu ponto de vista, convido-o a colaborar nessa discussão com toda sua seriedade e empenho, postando seu pensamento abaixo, nos comentários! Quando o comentário é postado, ele me é enviado para ser moderado. Portanto, após o haver lido e for respeitoso, será publicado.

5 comentários:

Anônimo disse...

Concordo que temos que valorizar o bem o que é justo! O que é certo é certo e o que é errado é errado e pronto!

Anônimo disse...

Perfeito raciocínio. Inclusive a própria mídia, através de suas novelas e seriados dão status glamurosos aos malandros que se dão bem. Rede Globo, NetFlix, etc.
Ser honesto e cristão é cafona, e "out of fashion".
Penso que uma maneira de inverter essa ótica, é demonstrando que pessoas bem sucedidas chegaram lá com esforço, foco e dedicação. Incentivar os jovens a seguir esse caminho.

Romulo disse...

O ponto abordado é muito interessante e bastante complexo. Penso que o conhecimento adquirido através do ensino abre mentes e portas, razão pela qual é mais interessante ter políticas assistencialistas a ter ensino de qualidade, explico:
Uma criança que recebe um ensino de qualidade desde sua alfabetização (aprende a ler, escrever e compreender), terá maior probabilidade de adquirir conhecimento intelectual para que mesmo vinda de uma realidade difícil mude o seu futuro e de sua família, mas o grande ponto é que esse “conhecimento adquirido” traz consigo também discernimento sobre comportamento, ética etc, e é justamente esse ponto que afeta o futuro do país (talvez não a curto prazo, mas a longo) e por afetar o futuro deixa de ser interessante para os governantes, visto que é a velha política do pão e circo mantém os votos e a ignorância da população, facilitando assim a perpetuidade de suas gestões.
Sendo assim, penso que não se trata de trabalhar muito ou pouco, mas sim de falta de qualidade na educação que estamos fornecendo aos futuros cidadãos (em seu conceito jurídico).

Anônimo disse...

Prezado Lino Guedes: essa tua iniciativa exala honestidade de propósitos e boa fé. Parabéns!

Joel Dalcosta disse...

A importância para a evolução humana da religião -apoio para o ser humano no impalpável , e o fato que a prece desenvolve o uso dos lobos encefálicos, tão necessário- e a família , que nos dá estrutura nos relacionamentos ;e os princípios da civilização que foram iniciados por Moisés , para esta Nova Época.
Muitos que contestam não tem a mínima base de conhecimento e vida, e abrem caminho para longe da felicidade possivel.
Respeito ao Homem. , à Deus e a Natureza.
Plante uma árvore.