quarta-feira, 5 de junho de 2019

PL de Bolsonaro que altera a validade da CNH


Presidente Bolsonaro.
Como médico, vejo com real preocupação esse PL que altera a validade da CNH. Atualmente durante a avaliação pericial ( sim, é uma perícia médica e não uma simples consulta ), para obtenção e renovação da CNH são observados varios aspectos técnicos e clínicos para se chegar à conclusão se o indivíduo está apto ou não à condução de veículos automotores. Muitas pessoas tem redução da capacidade visual, hipertensão arterial descontrolada, doenças neurológicas caudadas pela diabetes,etc., e não se dão conta disso, até serem examinadas pelos médicos peritos do Detran. Muitas tem ciência disso e mesmo assim tentam persuadir o médico perito a aprová-las sem o uso de lentes corretivas, sem um controle eficiente da pressão arterial, diabetes, etc. A perícia é feita por médicos ESPECIALISTAS nessa área e não será feita a contento por médicos generalistas. Existem equipamentos específicos para tais fins, além da expertise adquirida pelos anos de estudo da especialidade. Esses estudos também demonstram o por quê da necessidade da reavaliação a cada 5 anos até os 65 anos, e três anos após essa idade.
Imagine quantas pessoas irão procurar um médico “amigo” para serem avaliadas, certos de que o médico fará vista grossa para problemas visuais, uma pressão alta descontrolada,doenças crônicas, etc. Imagine uma pessoa com histórico de crise convulsiva dirigindo um caminhão de 70 toneladas ou um ônibus com 42 passageiros.Será uma tragédia anunciada.  São questões que só podem e devem ser avaliadas pelos especialistas. E por esses motivos o candidato à CNH não pode ter liberdade na escolha do perito que vai examiná-lá. Imagine se eu pudesse escolher o perito do INSS que vai avaliar meu benefício, se eu pudesse escolher o juiz que vai me julgar em questões criminais !! Certamente haveriam distorções e beneficiamentos indevidos. Por favor, não confunda desburocratização com negligência com a vida humana.  O custo para renovar a CNH é de menos de 1 centavo de real ao dia. Uma vida que se perca devido a essas mudanças não terá valido à pena tal economia.
Reflita melhor por favor. Veja os estudos da ABRAMET( Associação Brasileira de Medicina do Tráfego). Tambem rezo e torço por um Brasil melhor.
Obrigado.
Respeitosamente.
Fernando Cesar de Moraes Vicente.
Médico - Rio de Janeiro

Nenhum comentário: