terça-feira, 20 de novembro de 2018

Saúde física, mental e financeira

Como sempre, estamos às vésperas de grandes transformações na sociedade oriundas de novos conhecimentos. Temos vivido grandes saltos. Vivemos a saída da Idade Média,  a descoberta da América, a chegada ao Brasil de Pedro Álvares Cabral e o consequente anúncio da posse desta terra por Portugal, a descoberta da Austrália, o advento da luz elétrica graças a Tesla e a Thomas Edson, telefones, os motores elétricos, os motores a combustão interna e externa, navios otimizados, aviões, satélites, e temos alguns novos itens chegando ao mercado que mudarão novamente toda a nossa vida.

Com estes novos itens, grandes oportunidades de negócios, de ganhar dinheiro, muito dinheiro.

Há ainda conhecimentos já descobertos e que deles poucos aproveitam. Neste caso, falo de conhecimentos médicos. Para ilustrar, há uma "lei" na medicina que diz que "todo conhecimento médico que traga benefícios somente ao médico e a seus pacientes tende ao esquecimento, caso não favoreça terceiros". Ou seja, para que um conhecimento médico se popularize, alguma indústria, seja ela farmacêutica, de equipamentos ou até mesmo a indústria hospitalar, alguém mais tem que estar ganhando dinheiro com isso. Penso que uma boa medicina é a que prepara o paciente para precisar cada vez menos de....medicina!

Veja o que aconteceu com o uso de fibras na alimentação, por exemplo. Já no século XIX um médico dos EUA as recomendou e foi esquecido. Dr. Are Waerland, médico sueco que estudou na Inglaterra, as recomendou no início do século XX e foi esquecido.

O valor das fibras na alimentação como fator de prevenção e até mesmo cura só foi finalmente reconhecido no meio médico graças ao Dr. Burkitt, médico da marinha inglesa. Acabo de falar qual o terceiro interessado: a marinha inglesa!

Contando de forma curta e rápida uma longa história, o Dr. Burkitt percebeu que os marinheiros sofriam de várias doenças tais como hemorroidas, diverticulose, diverticulite, câncer do intestino grosso e que os nativos do Kênia, onde estava prestando serviço, não sofriam dessas doenças, ou sofriam muito raramente. Estudando o assunto, concluiu que o fator determinante era a falta de fibras na dieta dos marinheiros e a abundância delas na alimentação dos nativos. Assim, como o assunto era do interesse da Marinha, foi aceito e hoje em todo o mundo a ingestão de fibras é incentivada por todos nós médicos.

Outro avança recente é o uso de probióticos. Já na década de 1970 estudos mostravam que há bactérias no intestino que são benéficas para nossa saúde e outras que são causadoras de várias doenças, inclusive o câncer do intestino grosso de forma indireta. Esse conhecimento ficou latente até que recentemente alguém teve a ideia de acondicionar essas bactérias em comprimidos e colocá-las à venda. Isto é real e quem entendo do que estou falando, rí ao perceber a piada embutida nela.

Há outros conhecimentos médicos aguardando serem popularizados e você pode se beneficiar deles já, sem ter que esperar que alguma empresa descubra uma forma de ganhar dinheiro com elas.

Pulando da medicina para novas tecnologias, temos alguns grandes avanços que mudarão novamente nossas vidas. A tecnologia popularizada da informática fez com que pela primeira vez na história da humanidade um povo fez o que fizemos nós brasileiros nestas últimas eleições para presidente, deputados e senadores. Mais está por vir. Ou a China dá liberdade de expressão a seus cidadãos ou nós brasileiros ocuparemos no cenário mundial um espaço maior do que ela vem ocupando, o que é assunto para outro artigo...

Veja as novas tecnologias que já existem e que estão sendo preparadas para serem colocadas no mercado:

1 - motores para aviões que reduzirão para 60 minutos um vôo que hoje leva 5 horas! Oportunidade de negócios com ações da Embraer, Boeing e dessa fábrica de motores.

2 - Avanço nos motores elétricos. Estes motores tiveram avanço zero desde sua criação no século XIX! Somente houve melhoras no uso de materiais de melhor qualidade. O projeto em sí continua rigorosamente o mesmo. Acontece que alguém fez o óbvio. Como qualquer técnico de nível médio de mecânica ou de eletricidade irá entender e falar: pô, como é que não pensei nisso???!!! Acontece que com essa sacada brilhante, os motores elétricos terão duplicada sua potência. Desde o motor do seu liquidificador ao motor das locomotivas e navios. Isso implica em menor consumo de eletricidade, queda do custo de produção da eletricidade ( um gerador elétrico é um motor ao contrário! )

3-  Revolução na Internet. Outra. Primeiro tivemos a facilidade de transmitir textos, depois vieram melhorias para sons, imagens e agora, teremos internet em todo lugar, não mais teremos espaços nas estradas e vilarejos descobertos, pessoas e objetos estarão conectados. Tudo isso graças a um novo salto da tecnologia dos chips.

4- Revolução bancária. Itaú, Bradesco, Santander e Banco do Brasil estão entre as ações mais rentáveis e desejadas. Com os novos ares, aumento da confiabilidade e diminuição do risco Brasil, estas empresas tem céu de brigadeiro pela frente, mas há outras que prometem tomar o lugar desses monstros sagrados. Banco é um negócio que sempre foi altamente rentável. Se você está entre os que não entendem como os bancos ganham dinheiro, veja: cobram taxas para tudo e para todos, emprestam o dinheiro do cliente para quem precisa, uma atividade muito importante. É sumamente saudável para a sociedade que haja alguém que empreste o dinheiro de quem o tem para quem dele precisa. Tudo bem nisto. Mas banqueiros são considerados sovinas. Veja o que dizem os funcionários do Itaú, do Santander, principalmente, sobre como é que é trabalhar nessas empresas...Mas isto tudo pode mudar e muito com os avanços da internet. Já há bancos eletrônicos que prometem muito e comprar ações desses bancos pode ser muito melhor do que comprar desses bancos aqui citados. Particularmente tenho um pé atrás com o risco do Itaú pois certa vez seu presidente foi questionado sobre o governo Dilma e disse que não tinha nada contra....Fiquei com a pulga atrás da orelha e cuidadosamente vendi toda minha posição.

Então, veja que você tem oportunidades para melhorar sua vida graças a descobertas médicas  de pouco conhecimento público, oportunidades para ganhar dinheiro investindo nessas quatro áreas acima citadas.

Sinta-se livre para emitir suas críticas e questões.



Nenhum comentário: