quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Vanguarda Abolicionista faz palestra de encerramento em faculdade de Direito

Fotos: Ellen Augusta Valer de Freitas

direitos animais

Na noite desta quarta-feira, dia 1º de dezembro, a Vanguarda Abolicionista ministrou palestra de encerramento de semestre para os alunos do curso de Direito da FARGS, em Porto Alegre. A partir das 21h, o jornalista Marcio de Almeida Bueno, um dos membros-fundadores da VAL, falou sobre direitos animais, abolicionismo, anti-especismo e ibertação animal a uma interessada platéia. O ativista distribuiu o folder oficial do jurista Gary Francione, maior nome do abolicionismo na atualidade, e exibiu o tenso documentário mini-metragem ‘Dans Le Couloir de La Mort‘. Durante o vídeo, impressionado, um aluno exclamou “…o boi é bicho / mas tem alma sob o couro” – frase de ‘Poncho Molhado’, clássica música do tradicionalismo gaúcho.

FARGS

Durante mais de uma hora, Bueno apresentou a um público de não-iniciado as razões do veganismo como meio de transformação da realidade, e apontou as diferentes contradições que existem no pensar e agir da maioria da população. “Se eu não sou mulher, negro ou homossexual, posso viver minha vida sem me importar com a opressão sofrida por esses grupos. Mas seria um retorno à barbárie. Auferir direitos aos animais não-humanos, e especialmente liberdade, ainda provoca desconforto em boa parte da população”, provocou o ativista. Respondeu perguntas e questionamentos dos presentes, desde a suposta necessidade de alimentos de orgem animal na dieta humana até um cenário econômico sem a existência da pecuária.

direitos animais

A atividade se encerrou com distribuição gratuita de vídeos relacionados à exploração dos animais e de livros do grupo alemão Vida Universal, além de panfletos da campanha pelas girafas da coalizão Lugar de Animal. A receptividade por parte dos alunos e professores foi tão boa que foi aventada a idéia de programar palestra para todos os cursos com algum nome do Direito ligado à questão animal, como o promotor Jaime Chatkin. “Sou cachorreiro, minha avó foi presidente da ARPA, depois da Palmira Gobbi. Achei que se falaria sobre adoção de cachorro e gato, mas me surpreendi e vou sair daqui com muitas coisas para pensar”, confessou um dos alunos na despedida.

Nenhum comentário: