quinta-feira, 2 de setembro de 2010

ÁGUAS PLUVIAIS


CAPTAÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS X DRENAGEM URBANA

Quando se fala em captação de água de chuva, sempre alguém irá dizer que é assunto para o Nordeste, para o semi-árido onde falta água.

Água potável falta em quase todo o país. Na Amazônia, onde há abundância desse meio líquido, está se captando água de chuva para beber, pela falta de potabilidade dos recursos hídricoslocais...

E nas cidades? Nas metrópoles?

O desenvolvimento urbano sem planejamento tem causado enormes impactos ambientais, principalmente nos recursos hídricos. Os sistemas obsoletos de drenagem urbana, das galerias pluviais (abandonados pelos países desenvolvidos há mais de 30 anos) tem causado apenas grande deterioração ambiental e aumento das freqüências e da abrangência das inundações. Galerias e córregos tem funcionado como lixões. As águas de chuva que correm pelo solo impermeabilizado das grandes cidades estão mais carregadas de poluentes do que o próprio esgoto porque carreiam toda sorte de lixo espalhado pela população urbana além dos resíduos químicos resultantes da poluição causada pelos veículos e demais emissores. As galerias pluviais, quando não entupidas de lixo, servem apenas para escoar rapidamente as águas da chuva para algum outro ponto, promovendo picos de enchentes localizadas.

A expansão urbana irregular em áreas de mananciais compromete a sustentabilidade hídrica das cidades. Como não existe um Plano Diretor de Drenagem Urbana em praticamente lugar algum, esses problemas só tendem a crescer pelo mau uso do solo pelo desrespeito às leis ambientais e de zoneamento.

Quando ocorre algum problema no abastecimento, falta água para milhares de pessoas ao mesmo tempo, durante dias, e ainda se questiona a captação e armazenagem de água de chuva em locais que não sejam no semi-árido!!

Com a captação e armazenagem da água de chuva, seja com telhados de grama ou não, em casas, edifícios residenciais, galpões, etc, poderia se reduzir muito toda essa problemática.

Em São Paulo a Lei Estadual 12.526/2007, no Rio de Janeiro, a Lei Estadual 4.393 definem sobre capatação da água de chuva. Interessante consultar.


Conclusões de Carlos E. M. Tucci , pesquisador do Instituto de Pesquisas Hidrológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ( UFRGS) e ex-secretário do Fundo Setorial de Recursos Hídricos, do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE), com sede em Brasília:

“Os prejuízos devidos às inundações na drenagem urbana nas cidades brasileiras têm aumentado exponencialmente, reduzindo a qualidade de vida e o valor das propriedades. Este processo é decorrência da urbanização e a conseqüente impermeabilização junto com a canalização do escoamento pluvial. As obras e o controle público da drenagem têm sido realizados por uma visão local e setorizada dos problemas, gerando mais impactos do que os pré-existentes e desperdiçando os parcos recursos existentes nas cidades. A defasagem técnica dos profissionais e a falta de regulamentação da transferência de impactos dentro das cidades, o limitado conhecimento dos decisores sobre o assunto são as principais causas dessas perdas. O aspecto mais sério desse problema é que os órgãos financiadores continuam defasados tecnicamente e não aceitam os investimentos sustentáveis, além de muitas escolas de engenharia civil e sanitária ainda ensinarem soluções inadequadas, com graves prejuízos para a população.

Para mudar esse processo é necessário uma nova geração de engenheiros, arquitetos e projetistas e a atualização da geração existente, para planejar o espaço de forma mais sustentável. Além disso, a legislação de controle é essencial para que os empreendedores sejam convencidos a adotar as medidas na fonte.”

http://cienciaecultura.bvs.br

Ao se captar a água das chuvas através de um sistema de calhas, deve se descartar os primeiros 20min de chuva, que limpam os telhados e depois dirigir essa água para um reservatório, passando antes por um sistema de filtragem e posterior cloração. Filtros para esse fim podem ser adquiridos em lojas especializadas ou feitos com um tambor com pedras , areia, carvão, areia e novamente pedras. Além do reservatório, seria interessante fazer poços para infiltração da água excedente no subsolo e “calçadas ecológicas” com uma porcentagem de sua área (25%) com cascalho e plantas, com essa mesma finalidade, além de seu efeito estético agradável...

A vantagem dos telhados verdes ou teto-grama é que retém a água da chuva, liberando-a lentamente, retém particulados, amenizam a temperatura, tanto do lado de fora quanto dentro das construções gerando economia de energia por dispensar o uso do ar condicionado, isolam do frio no inverno. Podem ser utilizados para o plantio de hortaliças (alfaces, temperos),flores. Requerem manutenção, retirada de plantas que brotam das sementes trazidas pelos pássaros. Em períodos de seca prolongada, devem ser periodicamente regados com a água do seu reservatório de água de chuva...

Adote essa idéia e torne o ambiente urbano mais sustentável, menos hostil, visualmente mais agradável e viva melhor reduzindo sua pegada ecológica...Ideal para o campo também...




esta ilustração: livro Aproveitamento da água da chuva - Group Raindrops Editora Organic Trading - Brasil 2002


Nenhum comentário: