sábado, 17 de janeiro de 2009

Reich, quitandas e sacolões


Agradeço às quitandas e sacolões por nos proverem com cereais, verduras, frutas, legumes, raízes e até mesmo cogumelos.

Estes alimentos nos mantém saudáveis e sabendo usá-los, são também importantes aliados para a recuperação de nossa saúde.

Agradeço também aos que plantam estes produtos. Plantar e colher são atividades difíceis e valiosas para todos nós.

No entanto, nossa saúde depende de outros fatores além da alimentação, da água que bebemos e do ar que respiramos. Precisamos também nos sentir felizes e para tal é necessário que conheçamos o “Caminho para a Felicidade”.

Uma das partes mais importantes do “Caminho” é o Auto-Conhecimento, se é que uma parte possa ser mais importante que a outra em um todo.

Wilhelm Reich foi um psiquiatra e psicanalista, discípulo de S. Freud, que tendo vivido na primeira metade do século passado, nos enriqueceu com várias descobertas.

Todos nós sabemos que colhemos tudo aquilo que plantamos em nossas vidas. No entanto, nem todos sabem que fazemos muitas coisas automaticamente, como fruto de aprendizados e treinamentos pelos quais passamos em nossas vidas. Plantamos muita coisa sem saber o que estamos fazendo e quais suas conseqüências.

Reich percebeu isto e desenvolveu a “Análise Caracterológica” cujo grande mérito é ajudar-nos a encontrarmos soluções para as dificuldades emocionais que nos afligem através de uma análise viva e ao vivo, e assim possamos ter mais sucesso em nossas vidas. A prática mostra que o processo terapêutico é mais rápido e eficiente quando as técnicas de Reich são empregadas no tratamento de distúrbios emocionais e de relacionamento.

Temos também instrumentos vindos de nossa cultura popular que nos ensinam a utilizar as ervas medicinais. Aqui em Guaratiba ainda temos moradores antigos que conhecem muitas ervas do que nos restou da Mata Atlântica. Da Índia e da China, vieram conhecimentos úteis para a preservação e recuperação da saúde, até mesmo para o rejuvenescimento e principalmente o conhecimento de como é que se faz para sermos felizes.

Podemos viver mais felizes, com mais saúde, com mais sucesso em nossas vidas em várias esferas tais como a pessoal, familiar, no trabalho, no estudo, em nossas atividades religiosas. Temos vários instrumentos a nosso dispor. Desde o sacolão, onde podemos adquirir os alimentos que nos protegem das doenças do coração, da pressão alta, das dores de barriga, passando por esta “mídia” que nos permite trocar informações e interagirmos, até ao consultório onde temos, dentre vários instrumentos criados a partir de Freud, a Análise Caracterológica, que como disse, foi uma das contribuições de Reich para nossa caminhada à uma vida mais feliz.

Nenhum comentário: