terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Origens da violência

A violência que vemos em Gaza, a violência que vemos no Rio de Janeiro, em São Paulo e em outras megalópoles me faz pensar em suas origens.
O que você sabe sobre as origens da violência? Como podemos encarar a violência como fenômeno a ser estudado, abordado e superado?
Incesto é um tema que acho importante abordarmos, assim como circuncisão e infundibulação.
Vivemos em uma sociedade onde há deficiências nas relações sociais que vemos já na forma como as residências são dispostas no mapa. Relações sociais frouxas e miséria facilitam abusos sexuais. Sabemos que inúmeras crianças são violentadas pelo pai com a conivência da mãe. O pai abusa e a mãe se cala. O que podemos esperar de uma criança que sofreu abuso sexual cometido pelo seu próprio pai e sua mãe se calou. Mais ainda, sua mãe afirmou a terceiros que a criança havia imaginado, mentido...
E o que acontece com a criança, com o menino, cujo pai o entrega ao sacerdote para ser circuncidado. O que acontece com a mente desse menino? Por que a circuncisão? Motivos higiênicos? Que tal simplesmente se adotar o banho diário como fazemos aqui no Brasil?
E o que acontece ainda com a menina que é submetida à infundibulação? Você sabe o que é a infundibulação? Meninas são submetidas à infundibulação principalmente no nordeste da África, na Etiópia e também, como soube recentemente, em tribos sulamericanas do Peru e Bolívia, indígenas de cultura bem diferente daqueles que habitam o Brasil. Para quem não sabe, a infundibulação consiste no corte do clitóris e nos lábios vaginais com subseqüente sutura. Mais detalhes desse processo você pode encontrar no livro Saharasia, de James DeMeo. Procurei por este termo em um site de busca e praticamente não encontrei nada em português. No entanto, se você procurar por "infundibulation" você encontrará material sobre o assunto.
Pois bem, crianças tem sido submetidas a inúmeros abusos sexuais por seus próprios pais e familiares e muito pouco se tem feito, exceção grata são as atividades policiais contra a pedofilia. Outro assunto importante. No entanto, ser violentada pelo próprio pai é um assunto a parte.
Este texto tem a intenção de trazer sua atenção para este problema e convidá-lo a refletir sobre o assunto, a pedir auxílio policial para toda e qualquer criança que você saiba que esteja sofrendo abuso sexual e mais ainda, a convidá-lo a juntar-se a todos os que se interessem em lutar esta causa.
Podemos esperar que crianças submetidas a abusos sexuais possam se compadecer do sofrimento de outros seres? O que mais podemos esperar dessas crianças, o que podemos fazer por elas em termos de prevenção e tratamento?
Todas as pessoas de boa vontade estão convidadas a se juntarem e se debruçarem sobre este assunto. Este blog está aberto para todos que tenham alguma palavra de contribuição.







Pesquisa personalizada




Nenhum comentário: